sexta-feira, 4 de junho de 2010

LAMINITE OU AGUAMENTO.

Aguamento - Perguntas e Respostas
Horse Business - Maio/1999

O que é o Aguamento?
Basicamente, é a inflamação da lâmina sensível que envolve o osso do casco. É também chamada de Laminite.
Por que dói tanto?
Para ilustrar, imagine-se tentando suportar o peso de seu próprio corpo sobre as solas dos dois pés estando muito, mas muito bem queimadas mesmo e com uma porção de bolhas. É claro que tentaríamos apoiar o peso, de qualquer maneira, nas mãos para tirar a pressão exercida sobre os pés. É exatamente o que o cavalo busca fazer. Percebemos que um cavalo aguado dos membros anteriores tenta aproximar os posteriores deles para aliviar a pressão sobre os cascos inflamados.

Quais as causas do Aguamento?
Entre as principais estão: ingestão excessiva de grãos, exercício exagerado em animais despreparados fisicamente, obesidade, retenção da placenta, entre outras cientificamente determinadas. Além disso, suspeita-se de longa data das causas denominadas "morais ou psicológicas" que consistem das situações estressantes em geral, tais como traumas violentos, situações de medo exagerado ou mudanças bruscas no trato ou no ambiente.

Quais são os sinais principais desta afecção?
Caracteristicamente ou patologicamente, a posição em que o cavalo aproxima os membros posteriores dos anteriores doentes (no aguamento dos anteriores somente) é um indício natural. Encontramos, também, uma grande alternância de apoio entre uma mão e outra e até mesmo o animal que deita e não consegue se manter de pé sobre seus cascos quando todos foram afetados. Os cascos doentes são mais quentes e com pulso palpável das artérias que passam pela quartela. A dor forte faz com que os animais apresentem grande sudorese, tremores musculares, perda de apetite e perda de peso (nem sempre somente pela perda do apetite).

O que fazer se o seu cavalo está, ou parece estar com Aguamento?
Primeiramente, chame o veterinário, já que trata-se de uma emergência médico veterinária importante. Até que chegue o veterinário, tire a ração e remova, se possível, as ferraduras do animal doente. Para aliviar a dor, faça uma ducha forte e fria nos membros afetados, num gramado ou piso macio. O veterinário irá estabelecer o tratamento e deverá orientar os funcionários encarregados e pessoas envolvidas com o eqüino para que estejam preparados e dispostos a enfrentarem um acompanhamento intensivo e, na maioria das vezes, longo e trabalhoso.

É possível recuperar integralmente um cavalo com Aguamento?
Nos primeiros dias, devido à dificuldade e ao quadro decadente e triste em que o animal se encontra, muitos tendem a desistir, uma vez que a melhora é lenta e a reação do cavalo é apenas vagamente animadora. Porém, é de suma importância acreditar na real possibilidade de cura integral, já que, comprovadamente, um grande percentual de cavalos que receberam tratamento intensivo e que gozaram de toda atenção e cuidado daqueles que estiveram ao seu lado todo o tempo, chegaram a se recuperar completamente e até voltar a ter o mesmo desempenho atlético, mesmo depois de meses de cuidado e amparo intensivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário